quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

literatura

Para todos os que gostam de ler, de ler política, história, humanidade, filosofia, trago-vos um livro que, já sei que vai fazer polémica, mas como foi discutido recentemente, achei próprio.

As edições Livro de Bolso da Europa América têm um livrinho, muito útil para certos lamecenses cá do sítio, que já vende há alguns anos. É "O Príncipe" de Maquiavel, com comentários de Napoleão Bonaparte (!!!). É verdade, eu tenho uma edição velhinha, de 1981 (gosto delas mais maduras, senão depois não gosto de as ler) mas sei que ainda anda por aí. Caso o nosso amigo Henrique não a comprar, que me diga que eu ofereço-lhe um exemplar no Natal. Ou nos anos.
Só para ele se emocionar, os comentários de Napoleão, que vêm na ultima parte do livro, estão assinalados com asteriscos nas frases de Nicolau Maquiavel.

Assim, quando Maquiavel diz: "É pois necessário adquirir estas forças, para que nos possamos defender dos estrangeiros pela valentia italiana" Napoleão comenta: "Fala apenas em defender-se dos estrangeiros. E conquistá-los também, fazendo deles meus subordinados."

Geme Henrique, geme.
PS: Noronha, quando quiseres "afinar" o blog, é só dizer ;)

1 comentário:

Zenhas Mesquita disse...

Hehehe, tens exactamente a mesma edição que a minha, comprei-a num alfarrabista. Acho este livro uma mais valia porque ao mesmo tempo que compreendes a maneira de fazer politica do Florentino também o fazes com o Corso. Vou ver agora se consigo encontrar os Discursos de Tito Livio