sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

E esta, hein?

A "classe empresária" ficou de fora... a voz do povo é mesmo o reflexo de um país.

13 comentários:

Tiago AF disse...

Por essa voz do povo ser de certa e grande forma,prejudicial,é que era necessário algo mais imponente neste país.

Francisco disse...

Prejudicial? Em quê?

Tiago AF disse...

por nao saberem o que querem...por nao estarem a par da situação,só quem está no poder é que tem noção do que é necessário para o bem do país.

Francisco disse...

epa, eu não vou debruçar-me sobre este último comentário porque acho que nem sequer merece grandes considerações. É aberrante. De qualquer forma, deixo o caminho aberto a todos os outros gregos ou troianos para que se insurjam contra este... bem, contra este comentário, sejamos bem-educados.

Um abraço

Pedro disse...

peço desculpa por fugir um pouco á vossa discussão mas não entendo nem aceito a importância dos líderes religiosos. como é esse resultado possível!? Isso sim é o reflexo do país. Um país que permanece ligado á religião e que não há forma de se desprender disso.

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

preso à religião?

eu acho que a religião é iportante para quem é religioso. se a maior parte do pais for religioso, isso nao o torna um pais de retrógrados.
olha, eu sou católico e sou um gajo bem inteligente e sexy.

Pedro disse...

nem eu disse retrógrados. Jamais o diria.

Mas um país que dá importância ás questões religiosas não é nunca capaz de se desprender delas quando quer observar, tratar e resolver problemas concretos. Vê o caso recente do referendo do aborto. o que se passou? a religião no pior que ela é, Tentando comandar e manipular a vontade de um país, sabendo antecipadamente a sua importância em grande parte das famílias portuguesas.



quanta modéstia!!!!!!!!!

Francisco disse...

Manel, permite-me, como já é apanágio, infelizmente (eheh), discordar absolutamente de ti:
Quanto maior a franja da população não-secularizada, maiores são os dogmas, os preconceitos, as fobias (e aqui elas multiplicam-se), o retardamento intelectual (derivado de criacionismos e pérolas do género), a pequenez, a mesquinhez... E exactamente porque a pequenez e a mesquinhez ainda estão bem presentes entre grande parte da população portuguesa é que esta vê nos seus líderes religiosos, quais Messias políticos-sociais-filosóficos-espirituais, indivíduos merecedores do comando do destino de um Estado. A História esclarece-nos quanto a este capítulo...
A religião é importante para quem precisa dela. Para quem, de uma forma ou de outra, se refugia nela como um balão de oxigénio para as desgraças ou uma coroa para as alegrias. Sem querer ser o "marxista destabilizador", esse gracioso termo com o qual o Manel me distingiu, a religião é o melhor ópio no mercado: gratuito (e a rodos para quem quiser, e inclusive patrocinado por esse Estado que se afirma laico (laico para umas religiões, simpático para outras)) e eficaz.
E olha, eu sou apenas eu, nem católico nem outra coisa qualquer, e consigo ser ainda bastante mais sexy que tu! :)

Um abraço

Tiago AF disse...

Tanta modéstia nestes meus amigos... mas como o nosso amigo Noronha diz a religião,é sim,como que um refúgio do povo... e assim esta nao desaparecerá tão facilmente,aliás pelo contrário,a minha opinião,é que no futuro aparecerão outras religiões,como forma de escape a este mundo... Contudo,como o Afkak diz,e concordo,a religião não ajuda o desenvolvimento do próprio país e do nivel intelectual do seu povo...

D. disse...

a religião bloqueia a evolução. ou não fosse ela um dogma.
bom, quanto ao facto de apenas os governantes saberem o que é necessário para o bem do país... bom, isso é mesmo uma daqueles ideias totalitárias, de que apenas o Dulce, o Chefe, o führer, esse sábio supremo pode comandar a nação... certamente que não era bem isso que querias dizer.
também confesso que sou bastante sexy xD

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

?!?
vocês não são um pouco radicais?
quer dizer... eu já vi muitos males preconizados por defensores da religião. Inquisição, Terrorismo...
mas também já vi muitos males feitos por gente sem religião. O Terror da Revolução francesa, os gulags do estalinismo, o massacre chinês no Tibete, os carinhos de Pol Pot nos budistas do seu país, O HOLOCAUSTO!

claro que, se só nos importarmos com aquilo que é cliché, podemos muito bem dizer que a religião é o "ópio do povo" como disse aquele grande humanista, decerto presente em posters no vosso quarto, o Mao Tzé-Tung, um tipo às direitas, sempre rodeado dos seus Guardas Vermelhos.

sinceramente meus amigos, a religião não é o meu refúgio. é uma luz para mim. e se ela fez mal, a falta dela também não foi assim tão boa.
eu acredito no estado laico. mas isso não quer dizer que um lider religioo nao se pronuncie. para mim, laicismo não é ausência de religião. é a harmonia entre todas.

Pedro disse...

acho que ninguém falou em laicismo como a ausencia de religião!
o que eu disse foi que a religião impede a mudança e progresso. Além de que desde sempre que é motivo de guerras e perseguições, até hoje.
um estado laico? harmonia entre religioes? ok. eu também acredito que um dia vou ganhar o euromilhoes! como podes pensar numa harmonia enre tipos que se odeiam e perseguem? como podes querer um estado laico em que um lider religioso se pronuncie e permaneça esse estado laico? esse líder, se tratando do lider da comunidade religiosa mais importante e representada no estado, entrará inevitavelmente na esfera do exercício do poder, procurando-o controlar e servir-se dele em seu favor.
eu também gostava de ver um estado laico em harmonia religiosa, não creio nem sequer suponho que tal seja possível.

Inês disse...

' claro que, se só nos importarmos com aquilo que é cliché, podemos muito bem dizer que a religião é o "ópio do povo" como disse aquele grande humanista, decerto presente em posters no vosso quarto, o Mao Tzé-Tung, um tipo às direitas, sempre rodeado dos seus Guardas Vermelhos.

sinceramente meus amigos, a religião não é o meu refúgio. é uma luz para mim. e se ela fez mal, a falta dela também não foi assim tão boa.'

Nem mais!

PS - somos um ano muito sexy. E tão modesto quanto sexy, já agora.. :p