domingo, 2 de março de 2008

V Império

Bom dia!

Já há algum tempo que me apercebi de que o Hip Hop por aqui ouvido e comentado tem sempre sido produto estrangeiro. Por isso mesmo já vinha pensando em deixar no Almanaque artistas da cena hip hop portuguesa. E quando a abordamos, a banda que hoje aqui trago é incontornável: Dealema. Colectivo aqui do Porto/Gaia (ou "Nova Gaia", como gostam de lhe chamar) formado em 1996, são formados pelos mc's Fuse, Maze, Mundo e Ex-Peão. Nos pratos brilha DJ Guze. Os Dealema são o exemplo paradigmático de grupo underground que, não obstante as inúmeras dificuldades, conseguiu continuar a criar e, mais importante, a criar com muita qualidade. Para mim, Dealema e Sam the Kid são os expoentes máximos do Hip Hop português.
Desde 96 que o conjunto dealemático vem pautando a cena hip hop portuguesa com sobriedade, inteligência, garra e mensagem. Iniciaram-se com inúmeras maquetes que começaram a rodar nas primeiras trocas de ficheiros do velhinho IRC, até editarem o seu primeiro albúm, Dealema. Antes haviam já lançado um EP, intitulado Expresso do Submundo.
V Império é o nome do novíssimo albúm desta armada de Nova Gaia. Pessoalmente, muito espero deste cd.
Gostava de vos dizer um pouco mais destes puros oldschool, mas a verdade é que por vezes, quando o nosso apreço, admiração e respeito por algo é tão grande e já disfrutamos dele tantas e tantas vezes... acabamos por remeter-nos ao silêncio e aos nossos sabores, deixando para os outros as suas avaliações e conclusões.
Passem então no myspace dos Dealema, e ouçam o novo single, Sala 101. Fuse no seu clássico estilo feroz; Ex-Peão, o assanhado; Maze sempre poeta, como nos habituou; e Mundo a provar que os mc's também sabem cantar além de rimar...

Mano, a vida é o que tu fazes dela,
Custa-me ver-te fechado dentro dessa cela
Sabedoria é a chave da saída
Dessa maldita viela
Para onde a miséria nos guia...


Dealema

1 comentário:

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

eu punha Mind The Gap nessa lista... para além de alguns valores que cada vez se tem ouvido menos falar, como Sir Scratch, Kacetado, aquele grande cd Matozoo dos rapazes de "matosas", enfim, muitas coisas boas de valentes batidas que agora parece que amainaram...