sexta-feira, 21 de março de 2008

trago um pouco da terrinha para vós, citadinos

pessoal, vou para a terrinha. Já não vou há muito tempo, e isto de estar longe dói muito. Vou passar uma santa Páscoa no meio do belo e sereno ruralismo português.
Ou será que não é bem assim? O interior português, totalmente desconhecido do português, é um tesouro por descobrir.

Uma das tradições em vias de extinção do nosso país prende-se ao velho "Jogo do Pau". Recentemente transformado em arte marcial, o "Jogo do Pau" baseia-se na arma tradicional do pastor português, o cajado. Este jogo, que consiste na protecção contra lobos, ladrões, adversários, é talvez tão antigo como a nossa nacionalidade, e recebeu muitas influências indianas por volta dos séculos das descobertas, por causa do contacto que os que retornavam das Índias faziam com as artes de guerra daqueles locais.

Deixo-vos o registo mais antigo alguma vez filmado do Jogo do Pau, recordado pelo exército português que foi para a Flandres, por volta da I Guerra Mundial, como forma de treino altamente eficaz das tropas de infantaria.



e uma forma modernizada deste desporto, tal como é praticado actualmente, só que este com umas protecções anormalmente pesadas, talvez devido à violência dos combates.



e pronto, porque isto também é cultura, e infelizmente, a falta de divulgação desta "nossa" cultura é progressivamente desfalcada e esquecida.

Boa Páscoa

Sem comentários: