Hoje trago-vos um disco que, na minha opinião, deve figurar em qualquer lista dos 50 melhores albuns de Hip Hop de sempre.
Pete Rock & CL Smooth formam uma dupla que aparece pela primeira vez no circuito rap underground na década de 90. O seu primeiro ep sai em 1991 com o nome de All Souled Out. Esta dupla proveniente de Mount Vernon, New York, insere-se numa época em que desponta o conceito do two men show. Um homem nos pratos (dj e produtor) e outro a debitar liricismo com um microfone na mão (Master of Ceremonies). Multiplicam-se as duplas de qualidade nesta época: Gang Starr (DJ Premier e Guru), EPMD, Da King & I, Eric B. & Rakim, Kool G Rap & Polo, entre outros.
CL Smooth é detentor de uma voz atraente. Uma voz clara, sexy... CL Smooth deve ser dos rappers com mais flow que eu já ouvi. A cantar e a dançar. A isto soma ainda uma lírica fabulosa, muito póetica e introspectiva, alternando também com uma forte mensagem para a comunidade negra, como é exemplo o videoclip da música Lots of Lovin', do album Mecca and The Soul Brother.
Pete Rock, como produtor, é muito, muito bom, só sendo superado no mundo hip hop por DJ Premier, se bem que este tipo de classificações seja sempre relativo. Aos beats do rap puro e duro, acrescenta-lhe samples refinados de soul e jazz, criando uma atmosfera precisamente.... smooth.
Infelizmente, o album The Main Ingredient (1994) (do qual faz parte o videoclip mais abaixo) foi o último deste conjunto, estando em "águas de bacalhau" o regresso ao estúdio. Posso-vos dizer que do album referido, o que gosto mais dos três por eles editados (All Souled Out em 1991 e Mecca and The Soul Brother em 1992), não há uma faixa de que não goste. É mel para os ouvidos...
Fica aqui "Take you there".
Pete Rock & CL Smooth - Take you there
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário