terça-feira, 29 de abril de 2008

Scarlett Johansson

Scarlett Johansson's inspired Atco Records debut album ANYWHERE I LAY MY HEAD features her distinctive interpretations of ten songs by Tom Waits plus one original selection, "Song For Jo." Johansson co-wrote the track with TV On The Radio's David Andrew Sitek, who produced the album and lends his multi-instrumental talents throughout as well. She is also joined by the Yeah Yeah Yeahs guitarist Nick Zinner

Impossível não amar esta mulher ..

Fica o inspirador home video "when the deal goes down" do novo albúm do Bob Dylan e um gostinho de Tom Waits num vídeo a que acho grande piada.

Para ouvirem Scarlett (para quem não conhece Tom Waits que não espere uma doce voz da formosa actriz): http://www.scarlettalbum.com

Scarlett Johansson

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Fatum

O realizador espanhol Carlos Saura, depois dos filmes Flamenco (1995) e Tango (1998), trouxe Fados, rodado em 2006.
Para quem ia, como é o meu caso, à espera de ficar a saber um pouco mais sobre a história do Fado e seus artistas, enganou-se redondamente.
O filme acaba por não ser um filme. É antes um conjunto de pedaços musicais de músicos lusófonos e latinos acompanhados de danças enebriantes. As cores aguerridas e a luz viva dão uma força e velocidade estonteantes.
Entre os artistas convidados encontram-se nomeadamente Caetano Veloso, Chico Buarque, Mariza, Lila Downs... e o rapper português NBC. Perdoem-me este meu apego, mas de facto quando rap e música de outras paradas e de excelente qualidade se juntam é inevitável o meu entusiasmo.
Deixo aqui então a parte de NBC com SP&Wilson (estes dois eram perfeitamente dispensáveis).

domingo, 27 de abril de 2008

título de post muito revolucionário*

música muito libertina


Clap Your Hands Say Yeah - The Skin Of My Yellow Country Teeth (long ass song titles)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Voltures

Um dia à beira mar, ele lia e relia um último parágrafo de um dos seus livros predilectos. A maré enchia e, encostado a uma rocha, sentia já a maresia a abafar-lhe as pontas dos dedos dos pés. Estava um dia quente, solarengo, ao contrário do que se tinha habituado. A enchente fria perfurava o calor corporal e interrompia os seus pensamentos, porém, ele havia prontamente determinado não se deslocar.
Queria sentir algo novo. Procurava uma nova dimensão, tem vindo a procurá-la desde que se lembra e achava ele que tal não iria alcançar sem olvidar o que de mais intimo escondia.
Naquele dia outros haviam feito História e, olhando a rebentação, pensava ele se poderia o mesmo. No fundo, ele não é ninguém, é apenas mais um entre muitos.
Horas passaram e o sol já se punha, a rebentação já lhe salpicava a face e ele continuava a reler aquele parágrafo. Era constantemente invadido por todo o tipo de pensamentos e um deles, sim, um deles tocou-lhe; não o racionalizou, não o teorizou, ergueu-se, observou uma gaivota que pairava no ar e virou costas. Sentia-se diferente nada havia feito de pouco usual. Recordou alguém, esticou os braços até onde pôde, lançou um último olhar sobre a água esverdeada e apercebeu-se que havia feito História.

"A Revolução está em cada uma de nós"


O vídeo é "The Kinks - This Time Tomorrow" que, para mim, é uma verdadeira música de revolução.

LIBERDADE


Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar..
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar...


Jorge Palma

quinta-feira, 24 de abril de 2008

era nova

Brilhante

Tenacious D - Kickapoo




terça-feira, 22 de abril de 2008

marlon brando

Julius Caeser - William Shakespeare


"A curse shall light upon the limbs of men!"

On the Waterfront - Elia Kazan


"You was my brother Charlie, you shoudda looked out for me a little bit"

Mrio Puzo's The Godfather -
Francis Ford Coppola

"And then they will fear you"

com agradecimentos ao cineclube

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Lembranças de Leste




"Aqui o totalitarismo é-nos apresentado como antecâmara do anarquismo. Sociedade sem Estado e sem Direito"

CORRECÇÃO

Mantém-se tudo, mas o campo de batalha intelectual será não em casa do Henrique e do Tiago, mas do camarada Álvaro, nos prédios do Mota Galiza.

The revolution will not be televised!

CONVOCATÓRIA

Estão convocados todos os jurisconsultos do 1º ano para o Jantar 25 ABRIL, esta quinta-feira, pelas 20H, no barraco mais famoso do país: a casa dos camaradas Henrique e Tiago na rua dos Bragas.
Para que a Revolução seja feita, pede-se a todos os camaradas que venham acompanhados de:
1- Vinho
2- Cervejas
3- Aperitivos (refrigerantes, tremoços, amendoins, batatas fritas e outros salgados)
4- Amigos
5- Boa-disposição
6- Liberdade
7- Pacifismo
8- Um cravo (sem ele não entram, palavra!)
9- Livros, jornais, revistas ou cds de música de interesse para a Grande Assembleia Revolucionária
10- Tudo o resto que seja alusivo à Liberdade, à Democracia, ao Pacifismo e ao 25 Abril!

Solicita-se ainda a todos os camaradas que para que o sucesso desta Revolução seja retumbante, difundam a mensagem por todos os meios clandestinos e subversivos ao vosso alcance!
Juntos seremos mais fortes.

Saudações libertárias,
A Grande Assembleia Revolucionária

"A máscara"

Sentimentos contraditórios surgem ao ver o filme "Persona" de Irwin Bergman. Não é um filme de "trato" fácil, estabelecendo em nós uma relação de amor/ódio. O filme desconstrói toda a realidade dos nossos quotidianos: a forma como agimos perante os outros, quem somos, que papel temos perante terceiros, perante nós mesmos. Cria-se uma história existencialista, perturbadora, real acima de tudo.
Necessidade de preencher o silêncio das palavras que apesar de absurdas ajudam-nos a sentirmo-nos vivos; procuramos diariamente estudar o outro e, por vezes, se a identidade é similar, então procuramos sugá-la a pouco e pouco. O filme atinge o seu clímax quando se vê a ironia, o sarcasmo, a sensação de superioridade quanto Electra (uma famosa actriz que deixara de falar, isolando-se do mundo) estuda de facto a enfermeira Alma. Reparem no próprio nome da enfermeira! Até que ponto elas duas não são a mesma pessoa, até que ponto a mudança de atitude traz em nós uma pessoa diferente? Fácil ver que quando nos relacionamos com alguém, criamos sempre os tais papéis que mantemos sistematicamente, até com nós próprios, assim no mais extremista dos pensamentos, somos falsos connosco e com o outro. Mas, cremos em tal falsidade e precisamos dela para conseguirmos, é o tal pecado perdoável ao ser humano, a tal hipocrisia social.

Podemos pensar no assunto, podemos viver ignorando-o, lutando pela sanidade mental - não esquecendo que o filme se trata da recuperação de Electra a mando da sua psiquiatra; será que ela alguma vez quis mesmo ser tratada? Será que ela não se fartou do tal pecado? Será que ela não quis apenas, ao isolar-se, poder viver consigo mesma de forma real? Poder quebrar a linha ténue que sempre a separou de si ao fazer vários "Eu's"?

Definir limita.... Acredito que Electra aceitou a sua realidade, o seu mundo, aceitou-se a si mesma.... A sua Alma representa uma luta constante dentro de si, pelos anos em que teve que fingir que era outra pessoa.

Contudo, mesmo superando tal hipocrisia humana, mesmo isolando-nos, será que nos encontramos a nós mesmos nessa situação? Não será também pecado desistirmos do mundo? Não será fraqueza?!

Acima de tudo aconselho este filme, ele consegue descontruir o nosso mundo, desconstruir-nos a nós próprios que durante uma boa hora e meia sentimo-nos completamente vazios; vazios por concordar, vazios por saber que é verdade (a aceitação e o reconhecimento desse pecado é sempre um primeiro passo).


Por fim, uma última nota: o filme em Português tem o título de "A Máscara" e acrescentaria eu que título perfeito esse - Máscaras sociais que utilizamos no quotidiano.

sábado, 19 de abril de 2008

sine labore nihil

espero que toda a gente já saiba que o código de Eurico foi promulgado a 475, um ano antes da queda do Império Romano do Ocidente.

e que estejam cientes da importância do Codex Revisus de Leovigildo.

e que estejam a ler, atentamente, as várias periodizações do Direito Medieval Português.

levem tudo isto muito a sério.

eu, por exemplo, estou-me borrifando totalmente.




are you gay?

ai, eu ainda sei muito de música...

enfim, perdi os meus esquemas para história
Canis meus id comedit

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Test yourself

quarta-feira, 16 de abril de 2008

HOJE, amanha e sexta: V IMPÉRIO na FDUP!

Todos ao teatro!

sábado, 12 de abril de 2008

Direito à Cena

No 120º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, o DireitoàCena apresenta o espectáculo "Quinto Império", adaptando textos da obra do Génio da literatura portuguesa.

Bilhetes (€ 5) à venda a partir de dia 10 de Abril de 2008 na FDUP

http://www.direitoacena.blogspot.com/

M.U.N.

Acabou hoje o M.U.N. E que saudades vai deixar. Que acontecimento tão admirável, que investimento tão bem aplicado, que projecto tão jovem e irreverente. Quantos excessos, quantos exageros, quantos defeitos enormes, mas quanta boa vontade, quanta eloquência e desemmerdanço, quanta paixão pela democracia. Fiquei surpreendido. Fiquei convencido.

Há falhas a apontar. Há claras diferenças entre os alunos do público e do privado. Mas em nenhuma das minhas convicções permanece, se alguma vez esteve, o ideal do mérito e da superioridade. Fui, vi e percebi que uma larga maioria dos alunos da católica presentes eram pessoas interessadas e interessantes, inteligentes e humildes. À organização deixo o meu agradecimento, impressionante visão, preparação, muitos problemas, muitas situações constrangedoras, mas muita consideração e paciência. Desde as intervenções dos delegados do Reino Unido e do Irão, aos discursos inflamantes e apoiantes à tomada de armas e batatada que tanto a Jordânia como a Turquia fizeram (e aqui vai uma private joke: que a alegre campanha da Turquia fez), bem como a "paranóia" de outros delegados (mais uma private joke).
A nossa faculdade brilhou. O nosso ano esteve muito bem.
Com todo o respeito pelos restantes participantes, vou deixar aqui no blog a lista das pessoas da FDUP que estiveram lá:

Argentina -Carolina Alves, FDUP
Arménia - Ana Patrícia Lopes, FDUP
Brasil - Henrique Maio, FDUP
Canadá - Maria João Fonseca, FDUP
China - Pedro Ary Ferreira da Cunha, FDUP
Coreia do Sul - Madalena Santos, FDUP
Dinamarca - Luísa Pinheiro Torres, FDUP
Espanha - Ana Margarida dos Santos Marques, FDUP
Estados Unidos - Tiago Azevedo Ramalho, FDUP
França - Gonçalo Cevada, FDUP
Índia - Nuno Paixão, FDUP
Jordânia - Manuel Rodrigues, FDUP
Laos - Rui Almeida, FDUP
Nova Zelândia - António André Tavares Maia, FDUP
Portugal - Daniel Eduardo Ferreira de Melo, FDUP
Ruanda - Daniela Ramalho, FDUP
Rússia - Duarte Canotilho, FDUP
Singapura - Nuno Loureiro, FDUP
Síria - Tiago Almeida, FDUP
Suiça - Bruno Lázaro, FDUP
Tailândia - João Dias, FDUP
Turquia - Francisco Noronha, FDUP

como podem ver, houve muitas participações da FDUP neste projecto, e salientamos isto não para nos auto-congratularmos, mas para demonstrar o sentido de orgulho que temos em ter sido parte disto, porque isto custa, tira tempo, mas ensina muito.

demos uma amostra do quão democrática e humanamente estamos formados, e de cordialidade com que compreendemos e aceitamos as nossas diferenças. Estou a refrear o meu discurso, mas no meio da exaltação impossível de conter, sinto-me obrigado a dizer que a minha confiança na minha geração, na geração dos últimos homens e mulheres dos anos 80, é a geração por excelência.

que a paz esteja com todos os Povos!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

até bos comêmos, carágo!

A Universidade do Porto (UPorto) é, em Portugal, a mais procurada por estudantes estrangeiros do Programa Erasmus, sendo também a instituição portuguesa que mais estudantes nacionais coloca em universidade estrangeiras, revelou esta quarta-feira o reitor da UPorto.

notícias do império do Mal

a América tem destas coisas. não sabemos às vezes o que pensar exactamente.
num programa de comédia, o Jimmy Kimmel Show, que é apresentado por J. Kimmel, namorado da brilhante Sarah Silverman, dá-se uma revelação surpreendente:


e depois, no bom espírito americano, o próprio Jimmy Kimmel não pode deixar de responder:

domingo, 6 de abril de 2008

Amanhã às 15h, os Outsiders jogam a meia final da D-League contra os Touros. Em caso de vitória, é já caso para festejos, ou não fosse a presença de uma equipa do 1º ano na final - isto na primeira prova em que entra - um verdadeiro êxito.
Em 4º, 3º, 2º ou 1º lugar, seremos sempre os Outsiders... Já dizia o Sérgio!
Aparecam!

Um abraço

o pior de dois mundos

Rottweiler Clube de Portugal convoca reunião para debater proibições anunciadas pelo Governo
15.03.2008 - 16h16 Lusa

O presidente do Rottweiler Clube de Portugal convocou para manhã uma reunião urgente, na Marinha Grande, com todos os associados e defensores das sete raças abrangidas pela medida governamental que proíbe a importação, reprodução e criação deste cães.

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, vai assinar um despacho na próxima semana que pretende proibir a importação, reprodução e criação de cães de sete raças consideradas perigosas e de todos aqueles que resultem do cruzamento de animais destas raças.

Segundo o ministério, as raças ou cruzamentos considerados potencialmente perigosos são: o cão de fila brasileiro, o Dogue argentino, o Pit bull terrier, o Rottweiller, o Staffordshire terrier americano, o Staffordshire bul terrier e o Tosa inu.


é impressionante como este governo consegue unir em si o pior de dois mundos, socialista e liberal. ao restringir a necessária intervenção do estado, deixa que se formem monopólios ultra-capitalistas que irão sufocar o país num futuro próximo, deixando nenhuma margem de manobra às entidades governamentais (caso da PT, Caixa Geral de Depósitos, etc.), actuando como um governo formado por empresários no singular interesse dos empresários.
por outro lado, a sua intervenção a nível da propriedade e conforto privados leva a uma quase planificação da vida dos cidadãos, e de um contínuo controle sobre as actividades económicas por estes mantidas.

no final da história, que vai acabar, esperemos nós, nas próximas eleições, teremos de nos perguntar o seguinte: o governo de Sócrates foi o quê?

quarta-feira, 2 de abril de 2008

exactamente hoje


começou o cerco de Constantinopla pelas tropas Mehmet II, provocando o fim do Império Bizantino e dando início à predominância turca nos Balcãs.

e isto a propósito de quê?

(ver etiquetas)

we think, therefore we ARE