sábado, 12 de abril de 2008

M.U.N.

Acabou hoje o M.U.N. E que saudades vai deixar. Que acontecimento tão admirável, que investimento tão bem aplicado, que projecto tão jovem e irreverente. Quantos excessos, quantos exageros, quantos defeitos enormes, mas quanta boa vontade, quanta eloquência e desemmerdanço, quanta paixão pela democracia. Fiquei surpreendido. Fiquei convencido.

Há falhas a apontar. Há claras diferenças entre os alunos do público e do privado. Mas em nenhuma das minhas convicções permanece, se alguma vez esteve, o ideal do mérito e da superioridade. Fui, vi e percebi que uma larga maioria dos alunos da católica presentes eram pessoas interessadas e interessantes, inteligentes e humildes. À organização deixo o meu agradecimento, impressionante visão, preparação, muitos problemas, muitas situações constrangedoras, mas muita consideração e paciência. Desde as intervenções dos delegados do Reino Unido e do Irão, aos discursos inflamantes e apoiantes à tomada de armas e batatada que tanto a Jordânia como a Turquia fizeram (e aqui vai uma private joke: que a alegre campanha da Turquia fez), bem como a "paranóia" de outros delegados (mais uma private joke).
A nossa faculdade brilhou. O nosso ano esteve muito bem.
Com todo o respeito pelos restantes participantes, vou deixar aqui no blog a lista das pessoas da FDUP que estiveram lá:

Argentina -Carolina Alves, FDUP
Arménia - Ana Patrícia Lopes, FDUP
Brasil - Henrique Maio, FDUP
Canadá - Maria João Fonseca, FDUP
China - Pedro Ary Ferreira da Cunha, FDUP
Coreia do Sul - Madalena Santos, FDUP
Dinamarca - Luísa Pinheiro Torres, FDUP
Espanha - Ana Margarida dos Santos Marques, FDUP
Estados Unidos - Tiago Azevedo Ramalho, FDUP
França - Gonçalo Cevada, FDUP
Índia - Nuno Paixão, FDUP
Jordânia - Manuel Rodrigues, FDUP
Laos - Rui Almeida, FDUP
Nova Zelândia - António André Tavares Maia, FDUP
Portugal - Daniel Eduardo Ferreira de Melo, FDUP
Ruanda - Daniela Ramalho, FDUP
Rússia - Duarte Canotilho, FDUP
Singapura - Nuno Loureiro, FDUP
Síria - Tiago Almeida, FDUP
Suiça - Bruno Lázaro, FDUP
Tailândia - João Dias, FDUP
Turquia - Francisco Noronha, FDUP

como podem ver, houve muitas participações da FDUP neste projecto, e salientamos isto não para nos auto-congratularmos, mas para demonstrar o sentido de orgulho que temos em ter sido parte disto, porque isto custa, tira tempo, mas ensina muito.

demos uma amostra do quão democrática e humanamente estamos formados, e de cordialidade com que compreendemos e aceitamos as nossas diferenças. Estou a refrear o meu discurso, mas no meio da exaltação impossível de conter, sinto-me obrigado a dizer que a minha confiança na minha geração, na geração dos últimos homens e mulheres dos anos 80, é a geração por excelência.

que a paz esteja com todos os Povos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Corroborando com as palavras o caro delegado da Jordânia, venho aqui demonstrar a importância de uma simulação como esta. Obviamente, exalte-se a vertente educacional a nível das temáticas abordadas. De certo, que tudo o que foi acesamente discutido não sairá tão facilmente das nossas cabeças, e se havia alguns pontos menos esclarecidos, são agora apenas passado.

Exalte-se sobretudo a vertente do convívio com as várias delegações, promovendo "a paz mundial" e novas amizades.

Agora, venho, também aplaudir não só a nossa casa como as restantes participantes; de facto, é notável a quantidade de tertúlias sobre direito e política que se fizeram.

Pessoalmente, o momento menos interessante terá sido o próprio discurso do embaixador do egipto (tom monocórdico, nada apelativo).

Por fim, e na minha perspectiva a delegação iraniana, turca, a de sua majestade (reino unido), a de Laos,China e EUA entre muitas outras estão absolutamente de parabéns!

P.S. Viva a bloody mary =)

D. disse...

a delegação do ruanda pretende aqui deixar o seu apreço aos caros colegas delegados que fizeram este pequeno lembrete. foram de facto três dias fantásticos onde se falou de política, dentro e fora de portas e onde se conheceram muitos génios do direito e do futuro do país.
para o ano espero que todos nós e mais alguns se juntem para virem discutir e apanhar o gosto pela coisa.
P.S - a bloody mary era de facto muito sexy, penso que se tivermos de eleger a pessoa mais sexy daqueles três dias teremos de lhe entregar esse prémio. eu mesma se fosse homem quereria casar com ela. xD

Anónimo disse...

Cara delegada do Ruanda,

e os "diamantes de sangue"?

(private joke)

=P =P =P

Bjo*

MJ disse...

A delegação do Canadá vem por este meio prestar a sua homenagem e um agradecimento especial, por terem sido tão informados e tão brilhantes e inspirados. Momentos como os das intervenções doss delegados do Laos, Jordânia, Turquia ou Brasil, entre outros, irão ficar na minha memória. Senhor delegado da Turquia, pode ter a certeza que o episódio com a delegada do Sudão, e o apoio um pouco bizarro ao delegado do Irão, vai ser falado que baste para os lados da Foz. ;)

A amiga, Maria João, e também enquanto direcção da AEFDUP, quer apenas dar os sinceros parabéns a todos os alunos deste 1º ano que responderam positivente ao desafio, me surpreenderam imensamente e me encheram de orgulho. Um orgulho imenso que senti quando lá me manifestaram a sua surpresa ao ver a afluência de gente da FDUP(nunca vista na história do MUN), bem como a sua qualidade.

Houve falhas da parte da ELSA, claro. Principalmente falhas procedimentais e de gestão do tempo e dos ânimos. Tive depois, no sábado à noite, oportunidade de as discutir com a Mesa e com a Organização, e tenho a certeza que para o ano serão corrigidas. Tal como tenho a certeza que para o ano lá estaremos novamente em peso, especialmente se os meninos do próximo 1º ano forem tão dinâmicos e tão receptivos quanto vocês.

Um obrigada muito sentido, e um beijinho para todos.