quarta-feira, 10 de setembro de 2008

comunicação aos estudantes

Faltam 5 dias. Nesse espaço de tempo muitos estudantes como nós, que serão caloiros para o ano, criam as suas expectativas para o seu primeiro ano de Direito. As dúvidas, os medos, os projectos, são em tudo semelhantes aos que nós tivemos na altura.
O sucesso de muitos desses novos fdupianos passa um pouco pelas nossas mãos, pela forma como os integramos, como os apoiamos, ou não.
Penso que um dos melhores meios para a ajuda ao Novo Estudante é o blogue. Este aqui, em especial. Proponho um pequeno conjunto de ideias para, com o consentimento de todos, e o apoio de todos, aplicarmos e transformarmos num projecto.
Não é nada de muito trabalhoso:

1. "Este é o nosso Almanaque. De alunos para alunos, e para todos os que vierem por bem." Estas são as palavras que estão no subtítulo do blogue. Comecemos então a aplicá-la no seu todo. Os autores do Almanaque devem publicar no blogue todo o tipo de informações que acharem úteis para o aluno do 1º e 2º ano.
2. Estas publicaçõe passam por transformar o blogue num espaço ultra-colectivo. Passo a explicar: Livros aconselhados, autores, aulas, métodos a aplicar na época de exames, aulas práticas (a quais ir e quais a evitar, e porquê?), aulas teóricas (mesmo sistema), iniciativas da AE, iniciativas de qualquer organização estudantil da faculdade, habitação para estudantes, boémias, festas, tertúlias, acontecimentos culturais ou políticos ou whatever, cenas parvas que vos dêem na cabeça, tudo o que acharem útil para o "Próximo" tomem as liberdades de publicar. Se for inútuil, publiquem também, visto que isto é feito para vocês.
3. Uma medida a tomar é nomear o blogue somente de "Almanaque FDUP". Desta maneira, o blogue torna-se evidente como fonte de apoio online para estudantes de todos os anos.
4. Começar a convidar alunos novos para fazerem parte do "clube dos gregos e troianos", principalmente de entre os novos alunos do novo 1º ano.
5. Começar a usar etiquetas nos textos, de preferência umas explícitas para facilitar a procura das coisas.
6. Num clima de respeito com as tradições académicas, procurem abster-se os mais "animados" (inserindo-me eu neste grupo) de comentários contra as mesmas tradições, tratando-se das preconizadas pelos professores e das organizadas pelos estudantes. Falo de críticas pesadas ou ofensivas à vida social da Faculdade em toda a sua plenitude e sem objectivar, por isso meninas iradas dos comentários anónimos, guardem as vossas garras fanáticas para os textos do meu blogue. Tudo isto porque há cuidados especiais a ter num espaço público. Mais uma vez, isto é um conselho, uma guide line, ninguém se deve sentir obrigado por esta alínea ou sentir justificável uma especial discussão à volta dela.Aliás, continuando a senda dos conselhos, se querem fazer isso, façam como eu e publiquem antes nos vossos próprios blogues (ou mandem-me a mim por email que eu publico no meu em vosso nome).
7. Sétimo e último, que é um número mágico.
E estou envolvido em (a cada passo cada vez mais "inúmeros") projectos, os quais penso entregar-me com toda a competência e empenho. Entre eles estão os projectos académicos, como a IURIS FDUP. O Francisco Noronha, que vai ser director de nada mais nada menos que o Jornal Tribuna, também tem projectos. A Daniela Ramalho, penso eu, está, por exemplo, envolvida no ELSA da nossa Faculdade. O Henrique Maio, o José Mesquita (Radio Raheem) também estão no IURIS. E mais uns poucos, fora os que têm as suas vidas fora da faculdade que lhes ocupam mais o tempo. E tenho toda a certeza que, pelo menos os nomes aqui indicados, se entregarão aos seus trabalhos e sonhos da mesma forma que eu. E de facto, tenho a certeza que irão publicar neste espaço. Peço-vos humildemente que dêem corpo ao blogue, que lhe dêem utilidade. Gostava que todos os que pudessem deixassem o seu comentário, em sinal de que é mútua a vontade de levar avante esta minha proposta. Peço um pouco de esforço, e acreditem que vai valer a pena.
Pensem um pouco "fora da caixa".

Saudações Académicas

5 comentários:

D. disse...

eu por mim estou pronta para aconselhar e deixar dicas para os alunos novos. mas não me podes pedir que censure as minhas opiniões acerca de qualquer assunto que seja xD

Ary disse...

Já agora ... vocês também andam metidos na Sociedade de Debates ... =)

D. disse...

é, além disso o manel não sabe que daniela ramalho anda envolvida na ELSA, pensa que anda. que amigo da onça me estás a sair. xD

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

o manuelinho não gosta de falar sem saber, é só isso.
não sem ter a certeza.
amigo da onça... és pobre e mal agradecida :P

DC disse...

para não dizerem que da minha parte só vêm críticas destrutivas aqui vão alguns conselhos para as aulas:

1- todas as cadeiras que tiverem jorge rezende(aka matamouros) como professor escusam de por lá os pés...às tantas o homem está a resolver um caso prático em que a personagem era filha de si mesma;

2- o mesmo se aplica às lições da professora doutora Glória Teixeira, a sra pode perceber muito de Fiscal, mas dar aulas não é para ela(lá se vai o mestrado em juridico-economicas);

3- as aulas de penal de almeida costa são deveras muito interessantes, assim como as de andré leite[pena que segundo rumores(pouco ou muito inteligentes) não continue este ano a leccionar cadeiras aos alunos direito transitando para criminologia];

4- as aulas de obrigações (teóricas e práticas) são importantes apesar das teóricas serem "ligeiramente" mais enfadonhas.

5(para lançar a confusão total) - pena q diogo feyo tenha deixado de leccionar na faculdade porque apesar de tudo tinha uma boa capacidade para explicar.

6- o professor de economia politica era um senhor bastante preocupado com os alunos,no entanto partilhar com presidente do nosso CD uma visão bastante económica das cadeiras que lecciona;

7- há alguns professores relativamente aos quais não me pronuncio ou porque nunca tive o prazer de assistir às suas aulas ou porque a sua posição na faculdade é conhecida de todos.

8- estes conselhos são de alguém que foi a poucas aulas e tlvz por isso não teve o aproveitamento desejado num aluno universitário,mas mm assim não deixa de ser verdade tudo aquilo que foi dito.