quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

a primeira vez

Viva!

Depois de muitas coisas para fazer (e muita preguiça também, confesso), escrevo e inaguro o nosso Almanaque. Este surge no seguimento de uma ideia que imediatamente projectei aquando da minha entrada para o departamento de Multimédia da Comissão de Curso do nosso ano. Depois de conhecer a opinião dos meus colegas de departamento (que profissional que isto soa), todas elas muito favoráveis, decidi avançar para a concretização deste nosso espaço. Destaco também o contributo do Zé Miguel (props :)), que desde o primeiro momento se entusiasmou pelo Almanaque e me ajudou inclusive na escolha do nome para o site.
Por ALCOFDUP entende-se pois Almanaque da Comissão de Curso da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. E agora perguntam vocês: mas que raio de sigla estranha foram arranjar? A verdade é que não encontramos um outro conjunto de iniciais que sintetizassem de uma forma mais harmoniosa as ideias fundamentais que desejávamos: almanaque (como uma colecção ou reunião de notas e ideias), comissão de curso (porque é a génese da ideia do blog) e a nossa querida faculdade, a muy nobre FDUP.
O Almanaque pretende ser o que quisermos dele. Verdadeiramente. Está aberto a todos os alunos do 1º ano, bastando que para isso cada um me envie (francisconoronha10@hotmail.com) o seu email para eu vos poder incluir na lista de contributors. Da minha parte, gostava que dos 200 alunos (penso que é esse o número de colocados), 200 partilhassem este espaço. Não sendo possível (mas eu acredito!), espero que entrem neste barco connosco o maior número possível de destemidos!
Da mesma forma que está aberto a todos os alunos, o Almanaque está também aberto a todas as ideias e opiniões, privilegiando a discussão aberta e democrática. O Almanaque é criado no intuito de servir de pólo para os alunos e fundamentalmente sobre duas vertentes: no aspecto escolar, procurando servir de apoio a quem o procurar (resumos, trabalhos, exames, dúvidas, hipotéticas discussões jurídicas até!!); e no aspecto cultural, procurando dos alunos os seus gostos, opiniões e visões, sejam estas relativas a música, cinema, literatura, desporto (mas não se limitem ao futebol!), eventos, política, artes,...
Por isso venham! Tragam crónicas, críticas, insultos, concordâncias, discordâncias mordazes, dissertações alucinadas, o que assim entenderem.. mas venham!

Dos alunos e para os alunos. Este será sempre o lema do Almanaque.

Já agora, antes de me despedir, o meu nome é Francisco Noronha. O motivo do meu nickname é puramente cinéfilo ("Os Edukadores" de Hans Weingartner, 2004).

Sejam bem vindos... e disfrutem!

Um abraço

6 comentários:

Anónimo disse...

Optima ideia nori :) sempre que estiver inspirada contribuo. beijinho e benvindos!

Francisco disse...

bien venida inês :)

Anónimo disse...

Acho q falo pelo resto do nosso departamento ao dizer excelente trabalho :p

Anónimo disse...

Uma óptima ideia e uma excelente forma de comunicação.
Pelo menos, aqui poderemos colocar todo e qualquer tipo de questões :)
Força nisso e contem com a minha colaboração!

Beijinho

Anónimo disse...

excelente ideia para promover o dialogo entre todos alunos...podem contar com a minha contribuiação...

Francisco disse...

Dá-me o teu email, Virgínia, para que te possa adicionar!

Francisco