sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Olá a todos. É a primeira vez que escrevo. Como diz o primeiro post publicado, este espaço destina-se a todos nós alunos. Para primeiro texto escrito procurei precisamente encontrar um tema que pudesse precisamente aliar quer o aspecto escolar quer o aspecto cultural aí referidos. Devo dizer que isso nem foi muito complicado, e lá se vai a velha forma de se assumir que costuma ser uma tarefa árdua encontrar o preciso tema. Dito isto e sem mais adornos, sugiro para tema o tratado de Lisboa.
Na última aula de direito Constitucional, abordamos este tema com a professora Anabela Leão. Infelizmente ele nem foi discutido com o interesse que eu esperava por alguns de nós nem com o tempo que eu, e de certeza muitos outros desejavam. Como sei que houve muito pessoal que estava interessado neste tema, proponho-o para discussão aqui. Isto, claro está, se o quiserem realmente. Mas eu acredito que querem.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ou nao. Acho q o pessoal tem mais q fazer com trabalhos e testes do q agora vir praqui perder tempo com tal discussao.
E sinceramente o almanaque em si acho que não vai ter grande adesão. Acho que a CC devia ter era um blog informativo e nao esta (perdoem-me) treta.

Anónimo disse...

Eu acho o almanaque uma óptima ideia. Claro que este também podia servir outras necessidades(espero eu)como por exemplo publicar neste espaço a resolução das fichas; sumários; avisos relevantes para os estudantes.... mas penso que no geral este almanaque até é uma ideia fixe.
Espero que este espaço seja um centro de debate para os mais variados temas (como o aqui mencionado),podendo ao mesmo tempo funcionar como uma ferramenta de apoio ao estudante.

Francisco disse...

Ahah!!
Brilhante. Era este toque dado pelo Moah que o Almanaque necessitava para ganhar energia. Depois de tantos elogios ao blog e ao seu conceito surge a primeira dissidência.. e feroz! Pois claro, nem tudo poder ser um mar de rosas.
Ora diz-nos o Moah "q o pessoal tem mais q fazer com trabalhos e testes do q agora vir praqui perder tempo com tal discussao". O Moah deveria, em primeiro lugar, e na minha opinião, cingir-se a si próprio e à sua opinião pessoal, porque o risco de assumir uma posição demasiado frágil e até constrangedora é enorme. A verdade, meu caro Moah, é que o Almanaque foi desde o primeiro momento muito bem recebido pelo "pessoal" de que falas, sendo o nº de contribuidores já filiados expressão disso mesmo. Para além destes, muitos foram os que elogiaram a ideia do blog e não se furtaram a colaborar no Almanaque em tempos próximos. Portanto, cuidado com as generalizações. Depois vem a questão do "tempo". Esta é particularmente interessante. Segundo o Moah, estudantes de 18 ou 19 anos de uma faculdade, dispendem o seu precioso tempo de forma tão intensa em trabalhos e testes que não têm pois disponibilidade para, quem sabe, num minuto do seu efémero dia, deixar algo no Almanaque. Pois bem, quanto a testes, num período que decorre de 1 de Outubro a 20 de Dezembro, conto... hm, dois?! Que provas de conhecimento tão exigentes de sangue, suor e lágrimas serão estas, interrogo-me eu. Eu inclusive já realizei uma delas e não senti o tempo a escapar-me por entre os dedos... e o mais curioso é que também não me lembro de ninguém que me tenha dito que o tivesse sentido. Devo pois contar com um resultado apocalíptico, tão pouco o meu tempo perdido com o estudo e exageradamente gasto em outras coisas como o Almanaque, por exemplo.
Mas o Moah vai mais longe quando, qual Espinoza, vaticina uma fraca adesão a este blog. Chega até a dizer que ele deveria ser um blog "informativo" e não uma "treta" de nome Almanaque. Eheh... delicioso. Moah, acho que, inconscientemente e até contra a tua firme vontade, acabaste de lançar o Almanaque aos píncaros, antes mesmo de este ter desenvolvido capacidade para tal. Gostava ainda que me desses o teu entendimento do que é um blog "informativo" e, ainda mais premente nas minhas dúvidas, o que é uma "treta" quando te referes ao Almanaque. O que é uma "treta"? Uma coisa inútil, desnecessária, desinteressante, sem graça? Por favor esclarece-me para que nós possamos rever os nossos propósitos e tentarmos largar esse iluminado estatuto de "treta".

Da minha parte, e no que diz respeito ao post original que despoletou esta viva troca de ideias, acho de grande interesse e importância o Tratado Europeu, ainda para mais quando este é abordado sob múltiplos aspectos nas nossas aulas, explícita ou implicitamente. Em breve (porque o tempo é curto, já dizia o Moah) deixarei a minha opinião pessoal a esse respeito.

Um abraço

Anónimo disse...

um aplauso para esta magnifica ideia. . .

nos somos futuros juristas, a realidade circundante, todos os momentos, situações, casos que mereçam uma palavra devem ser "reportados".

Uma palavra para quem acredita que "testes e trabalhos" farão parar a acção humana de DISCUTIR. uma palavra para moah, por muito árduo trabalho que tenhamos, é de dar graças que algúem se lembre de tornar eterna a nossa passagem pela faculdade, de marcar tudo o que fazemos e de nos tornar especiais, não sendo apenas mais uns que tiram o curso.

Aplauso por esta ousadia

Aqui prometo dar a minha contribuição através de dissertações e simples comentários a tudo o que se passa nesta linda faculdade.

Abraço

Anónimo disse...

ja ke passei por aki n podia deixar de comentar...
em certa parte concordo com o que o "moah" disse...partilho da opiniao de que uma CC devia ter um blog de um caracter mais informativo no sentido de fornecer novidades sobre actividades da comissao e da faculdade e etc. (acho k era isto que o moah keria dizer)
E edukador isso ke disseste k o pessoal recebeu mt bem esta ideia tambem nao e bem assim... eu falei com mt pessoal que o acha desinteressante e pouco apelativo...
Mas apesar de tudo boa sorte